Ads 468x60px

Tecnologia do Blogger.

Evolução do Hardware



Décadas atrás, para fazer a manutenção de um computador, alterar o clock do processador ou configurar a BIOS era necessário ter um conhecimento absurdo sobre o assunto. Não como atualmente, onde apenas inserindo o CD de um software no computador você consegue ajeitá-lo.
Nesse artigo você entenderá mais um pouco sobre a evolução do hardware, desde os anos 80 até os dias de hoje, entendendo seu processo de evolução em seus principais aspectos.

ANOS 80

Na década de 1980, foi lançado o IBM-PC – mais especificamente, em 1981 –, que foi um dos primeiros computadores pessoais dessa época. Com exceção de escolas, universidades e grandes empresas, ele era mais utilizado como um “videogame caro”, já que naquele tempo os principais aplicativos eram jogos e não existia Sistema Operacional – S.O.
O Brasil vivia então um atraso tecnológico de dez anos, até que a partir de 82 um modelo se popularizou em terras tupiniquins, o Gradiente Expert versão XT que utilizava o MS-DOS como S.O.
A manutenção desses equipamentos era extremamente cara e, somente técnicos com alto conhecimento de eletroeletrônica e informática o poderiam fazer, o quê nesta época era raro de se achar. Os computadores, interiormente, eram compostos por uma placa com circuitos eletrônicos soldados e, não existia um padrão de construção, cada produto era feito baseado em seu processador. Um dos problemas mais comuns e “fáceis” de resolver era com relação à fonte. Problemas mais complicados levavam um longo tempo de análise e conserto. Curiosos estavam arriscando-se a receber altas descargas elétricas que poderiam chegar à kV.

ANOS 90

                Em 1990, a desvantagem tecnológica teve fim no Brasil, lógico que não chegava a ser exatamente como em países de primeiro mundo, mas tal desvantagem havia diminuído bastante. A popularidade desses aparelhos destacou-se em escolas, universidades, empresas e até mesmo em lares brasileiros.
                Também, a pluralidade de padrões de construção dos computadores desapareceu e, apenas o padrão IBM permaneceu e foi aderido pelas outras fabricantes. Durante a primeira metade dessa década, os computadores mais populares não utilizavam driver de CD e nem placa de som e só foram utilizar esses recursos a partir de 1950. Eram baseados nos processadores 386 – que tinha como configuração mais popular 40mhz, 2MB de RAM, vídeo 256 KB ISA e HD de 40MB – e 486.
                O plug and play – que é o auto reconhecimento do hardware inserido – só foi ser realidade a partir da criação do SO Windows 95, que auto reconhecia o hardware e, bastava apenas instalar os arquivos do driver. Os processadores 486 e 386 passaram então a ser opções de baixo custo e, os novos processadores Pentium assumiram o cargo de top de linha.
                Para a manutenção dessas máquinas, não era mais necessário um técnico com profundo conhecimento da área, não era mais tão raro de achar um técnico e, não era tudo tão complexo como nos anos 80.
               
ANOS 2000

            Já em 2000 o avanço tecnológico no Brasil aconteceu principalmente pelo constate crescimento, popularização e avanço da internet do que pelo avanço do computador em si. O modelo que mais se via nos lares dos brasileiros eram baseados na arquitetura dos processadores Pentium Pro – dentre eles o I, II, Celeron, entre outros.
                O avanço então, se expandiu em rapidez absurda, alavancado pelo lançamento do Windows XP, em 2001, onde tudo havia se tornado mais prático e fácil. Dado pela sua instalação, apenas inserindo o CD e seguindo seus passos.
Desde então, os processadores multicores roubaram a cena e, se antes estes estavam disponíveis apenas em computadores de alta potência, agora eles estavam se popularizando. Além disso, as placas de vídeo, som, memórias RAM de alta tecnologia também não eram mais raras de se ver por aí.
A manutenção, então, já não era mais complicada, qualquer um com conhecimento básico em informática poderia fazer o conserto de sua máquina, não precisando mais que um guia rápido para o fazer. 

ATUALMENTE

            Hoje em dia, o avanço tecnológico continua crescente e alto. Sendo possível ver computadores de alta tecnologia em qualquer lugar. Os dispositivos portáteis deram as caras e estão dominando o mercado, trazendo um grande salto na evolução da tecnologia, principalmente pelo armazenamento em nuvem. Para se ter uma ideia, para se ter os recursos oferecidos em u smartphone era necessário uma sala inteira com circuitos pesando toneladas e ainda, com uma velocidade absurdamente menor .Como você pode ver, a evolução está à sua frente! E você, como acha que serão os computadores e dispositivos de hardware da próxima década?

11 comentários:

  1. aprendi muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei muito desse site ,ele me ajudou a fazer o meu trabalho de informatica...obrigada

      Excluir
  2. Deu-me muito jeito, obrigado, já nao tenho nega no trabalho de S.O :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito!


    Clique para ver mais


    ResponderExcluir
  4. Me ajudou no trabalho de informática, obrigado

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou no trabalho da bitbity

    ResponderExcluir
  6. eai galera ajudou d+ flw vlw cara

    ResponderExcluir
  7. tbm me ajudou muito deem joinha vlw cara

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostei da sua postagem.
    Se puder visitar meu site para conferir minhas postagem também eu agradeço.
    http://canalassistec.blogspot.com.br/
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  9. Venho por meio deste informar que nosso blog agora está com novo dominio. Canal Assistec agora é http://www.canalassistec.com/

    ResponderExcluir

Se for usada qualquer ofensa ou palavra de baixo calão, seu comentário será removido!